Busca

segunda-feira, 21 de maio de 2012

NÃO, obrigada




Cresci acreditando que as necessidades dos outros eram mais importantes que as minhas, mas mudei.

Dizer não exige de nós um certo talento para administrar conflitos e limites. Aprendi que  quando digo sim a tudo começo por negar minhas próprias necessidades e desejos.

 Com certeza você também já fez alguma coisa que não queria só porque alguém pediu e foi impossível negar. Ceder eventualmente e atender aos pedidos alheios é comum no convívio social.

O problema é fazer sempre o que os outros querem, a ponto de ficar sem tempo nem energia para fazer o que você quer, e acabar perdendo a noção do que é importante para a sua vida - isso que não pode acontecer.

 A dificuldade de negar acaba por se tornar um transtorno com conseqüências muitas vezes catastróficas.

 Nosso autoconhecimento é fundamental para termos consciência daquilo podemos dar ao mundo. Se não sabemos o que temos a oferecer, como teremos segurança para dar ou negar? Pois dizer sim a tudo tem muito a ver com baixa auto-estima e falta de autoconfiança.

 Aprender a dizer não ao outro é aprender a dizer sim a si mesma. Em vez de concordar com os outros, é hora de concordar com você e dar sim aos próprios desejos.

 É um processo difícil, mas vale a pena, pois quando passamos por ele, aprendemos a identificar nossos limites e qualidades e começamos então, a ter um relacionamento mais realista com o mundo.

Algumas pessoas aceitam tudo porque acreditam que dessa forma acumulam vantagens. Mas não é por ai, não mantenha a ilusão de acumular uma espécie de crédito de favores. Você poderá se decepcionar quando ouvir um não.

 Então, não se sobrecarregue, pois não somos responsáveis pelos problemas dos outros, e não devemos aceitar qualquer coisa. Afinal cada um sabe dos limites do seu próprio poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário