Busca

sábado, 3 de setembro de 2011

Um Gesto Vale mais que Mil palavras


Arranque essa tristeza do peito. Esteja ao alcance da mão. Tire esse peso dos ombros. Não fique de queixo caído. Entre de cabeça erguida. Que nariz empinado! Não empurre com a barriga.

 São algumas expressões  a respeito da linguagem do corpo em nossas vidas. Charles Chaplin que o diga, esse pioneiro das técnicas da linguagem corporal em seu cinema mudo. As palavras são usadas primordialmente para transmitir informações, ao passo que a linguagem corporal é usada para negociar atitudes interpessoais e, em alguns casos , como substituta das mensagens verbais. Raramente temos consciência de que nossas posturas, movimentos e gestos podem contar uma história enquanto nossa voz está contando outra.
 A linguagem do nosso corpo é o reflexo externo do estado emocional de cada um. Cada gesto ou movimento pode ser uma valiosa fonte de informação sobre nossas emoções. Pessoas "perceptivas" são aquelas pessoas capazes de identificar as contradições entre o discurso de alguém e a sua linguagem corporal. Todos fazemos certos gestos repetitivos que revelam se estamos entediados ou sob pressão.
Certa vez na faculdade, li um relato de Sigmund Freud sobre um paciente seu que expressava verbalmente a felicidade do seu casamento fazendo repetidamente o gesto de tirar e recolocar a aliança no dedo. Como compreendia o significado desse gesto inconsciente, Freud não se surpreendeu quando os problemas do casamento de seu paciente vieram à tona.
Fique de olho na coerência entre mensagens verbais e gestuais são verdadeiras chaves de interpretação para atitudes por meio da linguagem corporal. Sabemos que todo gesto deve ser considerado no contexto em que ocorre. Distinguir os gestos verdadeiros dos falsos é o segredo para se perceber a diferença da pessoa sincera da mentirosa ou do impostor. Existem casos em que a linguagem corporal é deliberadamente simulada para a obtenção de benefícios. Desde que o mundo é mundo já tivemos muitos exemplos disso. Nos tempos atuais existe um fascínio pela palavra,e com isso perdemos muito da capacidade de ler sinais corporais.
A capacidade de ler os sinais da linguagem do corpo não apenas faz de você uma pessoa mais consciente e atenta para as tentativas de dominação e manipulação por parte das outras pessoas como também, ensina a ser mais sensível com as emoções e sentimentos alheios. Seja um cientista social do comportamento e aprenda sobre suas atitudes e dos seus semelhantes, isso não apenas vai melhorar seus relacionamentos com eles, mas também vai aprender mais sobre você mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário