Busca

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Onde as Crianças Dormem - James Mollison

COMPORTAMENTO E CULTURA



 Um fotógrafo inglês chamado James Mollison passou alguns anos viajando pelo mundo e registrando onde as crianças dormem – seus quartos, suas expressões, seus sonhos.
O resultado é surpreendente. Uma viagem comovente pelas diferenças sociais e culturais do planeta, um olhar sensível sobre o futuro. Segue algumas imagens do livro e trechos dos textos de cada foto.
“Thais têm 11 anos e mora com os pais e a irmã no terceiro andar de um bloco de apartamentos na Cidade de Deus (Rio de Janeiro – Brasil). O quarto que Thais divide com a sua irmã, têm diversos posters do cantor Felipe Dylon, de quem Thais é fã.   Ela gostaria de ser modelo…”
“Douha têm 10 anos e mora com os pais e 11 irmãos em um campo de refugiados palestinos em Hebron (Cisjordânia). Ela divide quarto com as suas cinco irmãs e frequenta uma escola  proxima de sua casa e quer ser pediatra. Seu irmão, Mohammed, matou 23 civis em um ataque suicida contra os israelenses em 1996. Depois disso, os militares israelenses destruíram a casa de sua família. Douha tem um cartaz de Maomé em sua parede.”
“Jasmine ou Jazzy, têm 4 anos e vive em uma grande casa em Kentucky (EUA), com seus pais e três irmãos. Sua casa é na zona rural, e por isso rodeada por campos agrícolas. Seu quarto está cheio de coroas e faixas que ela ganhou em concursos de beleza. Jazzy entrou em mais de 100 competições desse tipo. Seu tempo livre é  ocupado com ensaios. Ela quer ser uma estrela do rock quando crescer.”
“Nantio é uma mocinha de 15 anos, ela é membro da tribo Rendille (Norte do Quênia). Suas tarefas são cuidar das cabras, cortar lenha e carregar água. Ela tem dois irmãos e duas irmãs .Sua casa é uma espécie de cúpula, a família de Nantio dorme em volta de uma fogueira que fica bem no meio da casa/tenda. Apesar de ter um namorado (é comun para uma mulher da tribo Rendille ter namorados antes de casar), Nantio está esperando um moran (guerreiro)  que vai escolhe-lá para casar. antes do casamento, ela terá que se submeter a circuncisão, como é o costume. Nantio cursou a escola da aldeia por alguns anos, mas decidiu não continuar.”
“Tzvika têm nove anos de idade e vive com a família em um bloco de apartamentos em Beitar Illit, um assentamento israelense na Cisjordânia – É um condomínio fechado de 36.000 Haredi (ortodoxos), os judeus. No local onde  Tzvika vive as televisões e os jornais são proibidos. O garoto têm uma irmã e dois irmãos, com quem divide quarto. Tzvika vai para escola de carro. Na escola o esporte é banido do currículo. Tzvika vai à biblioteca todos os dias e gosta de ler as escrituras sagradas. Ele também gosta de jogar jogos religiosos em seu computador. Quando crescer quer se tornar um rabino, e sua comida favorita é bife e batatas fritas.”
“Roathy de 8 anos de idade vive nos arredores de Phnom Penh (Camboja). Sua casa fica em um depósito de lixo e seu colchão é feito de  pneus velhos. Todas as manhãs  Roathy e centenas de outras crianças recebem um banho em um centro de caridade local, antes de começarem a trabalhar, no lixão em busca de  latas e garrafas de plástico, que são vendidos para uma empresa de reciclagem. Em torno de cinco mil pessoas vivem e trabalham como Roathy em Phnom Penh. O almoço é muitas vezes a única refeição de Roathy…”
“Kaya têm 4 anos e mora com os pais em um apartamento em Tóquio (Japão).  Seu quarto é forrado do chão ao teto com roupas e bonecas. A mãe de Kaya faz todos os seus vestidos (Kaya tem 30 vestidos e casacos, 30 pares de sapatos e perucas numerosos). Na escola Kaya ela tem que usar uniforme. Seus alimentos preferidos são carne, batatas, morangos e pêssegos. Ela quer ser um cartunista, quando crescer.”
“Dong, têm 9 anos, vive na província de Yunnan (Sudoeste da China), com seus pais, irmã e avó. Ele divide quarto com a irmã e os pais. A família cultiva seu próprio arroz e cana de açúcar. Dong gosta de escrever e cantar. Na maioria das noites, ele passa uma hora fazendo o seu dever de casa e uma hora para assistir televisão. Ele gostaria de ser policial.”
“Joey têm 11 anos de idade, mora em Kentucky (EUA), com seus pais e a irmã mais velha. Ele acompanha regularmente o seu pai em caçadas. Joey têm duas espingardas e fez sua primeira morte (um cervo) aos 7 anos. Ele ama a vida ao ar livre e espera continuar a caçar quando crescer. A família de Joey  sempre cozinha a carne do animal caçado. Ele não concorda que um animal deve ser morto só por esporte. Quando não está caçando, Joey frequenta a escola e gosta de ver televisão com o seu lagarto de estimação, Lily.”
“Indira têm sete anos, vive com seus pais, irmão e irmã perto de Kathmandu (Nepal). Sua casa tem um quarto, com uma cama e um colchão. Na hora de dormir, as crianças compartilham o colchão. Indira trabalha na pedreira de granito local desde que tinha 3 anos.  Há 150 crianças que trabalham na pedreira. Indira trabalha seis horas por dia e ajuda a mãe nos afazeres domésticos. Ela também freqüenta a escola. Sua comida preferida é macarrão. Ela gostaria de ser bailarina quando crescer.”
“Home e sua família dividem um colchão em um campo nos arredores de Roma, Itália. A família veio da Roménia. Quando eles chegaram em Roma, acamparam em terras privadas, mas a polícia os tirou de lá. Eles não têm documentos de identidade, e portanto, não podem obter um trabalho legal. Os pais do garoto limpam pára-brisas de carros nos semáforos. Ninguém da família de Home frequentou ou frequenta a escola.”
“Lamine têm 12 anos de idade e vive no Senegal. Ele é um aluno na escola da vila do Corão, onde as meninas não são permitidos. Lamine divide uma sala com vários outros garotos. As camas são apoiados por alguns tijolos. Às seis da manhã todos os meninos começam a trabalhar na fazenda da escola, onde eles aprendem a escavação, a colheita do milho e arar o campo. À tarde, eles estudam o Corão. Em seu tempo livre Lamine gosta de jogar futebol com seus amigos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário