Busca

sábado, 5 de novembro de 2011

Quem Não se Ama não pode Amar o Outro

Se você não se ama, como poderá amar outra pessoa?

Toda relação de amor começa pela autoestima. Sabemos que não encontramos autoestima na farmácia para comprar , por isso a importância de desenvolvê-la , pois ela pode ser desenvolvida, assim como nossa capacidade de amar.
 O amor é um sentimento natural e amar uma pessoa, uma construção íntima. É um processo que envolve todo o nosso ser: como nossos sentimentos mais primitivos, passando por nossos instintos até nossa razão mais sofisticada. E claro, inclui também nosso corpo.

Sempre digo: Amar uma pessoa é um envolvimento pleno de corpo e alma.
Quando falamos de amor, falamos de um processo que é contínuo e progressivo. Assim em sua evolução pode aumentar de intensidade ou desaparecer. Por isso o destaque para a autoestima como fator fundamental para alicerçar nossa capacidade de amar.

Então, nada de baixa autoestima. Goste de você. Todos temos capacidade de nos querermos bem, independente de quem somos. Aceite-se com seus erros e acertos, essa atitude reforça a autoestima, gerando um círculo virtuoso que melhora de modo contínuo a relação que temos conosco.
Agindo dessa forma revigoramos o amor próprio.

Em todo o relacionamento devemos ser tolerantes com os erros dos outros. Claro que é preciso, distinguir a generosidade do perdão e da tolerância de uma complacência vazia e covarde que tudo aceita sem nada questionar. É preciso que se saiba que é a partir da busca do acerto que se desenvolve o processo de crescimento que irá permitir que o amor floresça! Até pelo fato de o outro também não ser perfeito.

Um comentário:

  1. Temos de nos amar a nós próprios para que possamos também amar os outros e, para que os outros nos amem também.
    Beijinho *-*

    ResponderExcluir