Busca

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Sobre a Nostalgia - Poema Instantes

Foto: Leonardo Foletto                                                                      Instantes


                                            Se eu pudesse viver novamente a minha vida,
                                             Na próxima trataria de cometer mais erros.
                                             Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais.
                                                 Seria mais tolo ainda do que tenho sido.
                                        Na verdade, bem poucas pessoas levariam a sério.
                                              Seria menos higiênico. Correria mais riscos,
                                             Viajaria mais, contemplaria mais entardeceres,
                                             Subiria mais montanhas, nadaria mais rios.
                                                   Iria a mais lugares onde nunca fui,
                                           Tomaria mais sorvete e menos lentilha,
                                      Teria mais problemas reais e menos imaginários.
                                         Eu fui uma dessas pessoas que viveu
                                  Sensata e produtivamente cada minuto da sua vida.
                                       Claro que tive momentos de alegria.
                                                Mas, se pudesse voltar a viver,
                                        Trataria de ter somente bons momentos.
                                       Porque, se não sabem, disso é feito a vida:
                                       Só de momentos - não percas o agora.
                                 Eu era um desses que nunca ia a parte alguma
                                   Sem um termômetro, uma bolsa de água quente,
                                        Um guarda-chuva e um pára-quedas;
                                           Se voltasse a viver, viajaria mais leve.
                                              Se eu pudesse voltar a viver,
                              Começaria a andar descalço no começo da primavera
                                       E continuaria assim até o fim do outono.
                                            Daria mais voltas na minha rua,
                                         Contemplaria mais amanheceres
                                           E brincaria com mais crianças,
                                     Se tivesse outra vez uma vida pela frente.
                                               Mas, já viram, tenho 85 anos
                                                E sei que estou morrendo.*


*Autoria discutível. Poema atribuído ora a Jorge Luis Borges, ora a Nadine Stair.



Quando li esse poema,confesso, fiquei muito comovida. Ele é  um mergulho no tempo que passou e no que está por vir.  Está ligado a realidade da própria vida.Sempre há um tempo para despertar para o Agora, de viver a vida de uma forma diferente -  nunca é tarde para isso.Aproveitar cada instante, dar valor a cada minuto,encher a vida de beleza, de verdade, de leveza. Para que mais tarde ao recorrer-mos a nossa memória, o saldo não seja de arrependimentos, mas de uma saudade gostosa de ter vivido a vida plenamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário