Busca

sábado, 30 de abril de 2011

Devemos Chorar Sozinhos?

As pessoas costumam ter vergonha de serem vistas chorando. Dizemos: " Eu não deveria estar chorando. Sou um adulto. Este comportamento não está correto." Muitas vezes não queremos que nos vejam chorar porque nossa atitude poderia entristecer as outras pessoas. Ou então, receiamos que as outras pessoas nos considerem fracas e carentes. Quando sentimos vontade de chorar, não deveríamos tentar esconder nossa dor  e nem tentar alterar a realidade, porque no fundo, chorar faz bem, faz com que eu me sinta muito melhor do que se eu não chorasse. Se observarmos, depois que choramos, chegamos a um entorpecimento, a uma sensação de sossego. Depois de ter chorado e se lamentado pelas suas frustrações e perdas, valorize a vida. E lembre-se a lamentação nunca termina se aquilo que está sendo chorado for algo profundo e importante. . Mas uma coisa é certa: com o passar do tempo choramos com menor freqüência e com menos intensidade. No entanto, não quero dizer que o objetivo seria evitar o choro ou parar de se lamentar. A  idéia que me surge é a de usar a lamentação como expressão saudável das nossas emoções. É preciso superar as nossas lamentações e recriminações a fim de nos ligarmos à vida normal, com toda a sua tristeza e alegria. Ao passo que eu aceitar que eu posso chorar sim, e através do choro, saber que posso parar de ruminar sobre as coisas de que fui privado, começo então a sentir gratidão pelo que tenho -e encontrar o alívio em expressar esses sentimentos profundos.  No momento que os coloco para fora faço com que ao invés de me enfraquecerem, me fortaleçam, assim estarei pronto para o que vier a acontecer!

2 comentários:

  1. Ai linda que post perfeito!

    Sabe Liane, eu choro muito e não tenho vergonha nenhuma disso. Ó único momento que tenho comigo mesma e´quando estou no ônibus indo ao trabalho, e quase todos os dias desabo de pé e apertada num ônibus lotado, e me sinto melhor com isso sabe?

    Eu sou chorona e isso que vc disse no final é tudo..
    No momento que os coloco para fora faço com que ao invés de me enfraquecerem, me fortaleçam, assim estarei pronto para o que vier a acontecer!
    É verdade! as lágrimas nos fortlecem, limpam mesmo que nomentaneamente a alma.

    beijo

    ResponderExcluir
  2. Obrigada querida Soninha...que bom q vc gostou!
    Nossas lamentações nunca terminam com um único desabafo. Devemos nos permitir a sentir com profundidade nossas lágrimas, nossas perdas, dores e vazios...Se precisar chore mesmo, lágrimas pequenas, lágrimas gordas, minilágrimas...chorar serve como válvula de escape para que não fiquemos internamente com uma dor que poderá afetar nossa vida de diversos modos!!! chore sempre que achar que deve...assim vai se sentir melhor...e seguir sempre em frente...beijão linda!!!

    ResponderExcluir