Busca

sexta-feira, 8 de abril de 2011

O que me Torna Valioso?

O valor de uma pessoa não se mede através de cartão de crédito, nem pode ser classificado num ranking mundial, nem mesmo o mais precioso símbolo de status nada informam sobre isso. Por mais impressionantes e singulares que sejam nossas realizações, não podemos dimensionar nosso valor em comparação com as outras pessoas, e elas não podem determinar nosso valor desse modo. Sendo assim, cada um tem seu valor por ser uma pessoa humana. Há algo em mim que só a mim pertence. Assim como eu me sinto, ninguém mais sente; assim como eu respiro, ninguém mais respira. Não podemos colocar nosso valor apenas naquilo que realizamos. No entanto não devemos colocar a questão do valor da outra pessoa exclusivamente na idéia de utilidade.Muitas pessoas avaliam assim as relações com os outros: o que faço a eles, espero que o façam também a mim. Mas esta equação torna impossível a verdadeira relação. Se agirmos dessa forma, seria como se servir das pessoas. E o valor da pessoa está em sua dignidade humana. Quando desprestigio pessoas, também deprecio algo em mim. Por isso há necessidade de uma sensibilidade para o valor das outras pessoas, para viver de fato como pessoa consciente, o próprio valor. Afinal não estou nesse mundo apenas para mim. Quem só ronda em torno de seu próprio valor, a vida dele perderá rapidamente o valor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário