Busca

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Limpe Sua Vidraça



Hoje ao acordar lembrei-me de uma história da linguagem popular que é uma grande fonte de sabedoria e conhecimento. Resolvi compartilhar: 

 Um casal, recém casado, mudou-se para um bairro muito tranqüilo. Na primeira manhã que passavam na casa, enquanto tomavam café, a mulher reparou através da janela em uma vizinha, que pendurava lençóis no varal e comentou com o marido: "Que lençóis sujos ela está pendurando no varal! Está precisando de um sabão novo. Se eu tivesse intimidade, perguntaria se ela quer que eu a ensine a lavar as roupas!" O marido observou calado.

Alguns dias depois, novamente, durante o café da manhã, a vizinha pendurava lençóis no varal e a mulher comentou com o marido: "Nossa vizinha continua pendurando lençóis sujos!
Se eu tivesse intimidade, perguntaria se ela quer que eu a ensine a lavar as roupas!" Assim, a cada dois ou três dias, a mulher repetia seu discurso, enquanto a vizinha pendurava suas roupas no varal.

Passado um mês a mulher se surpreendeu ao ver os lençóis muito brancos estendidos, e empolgada foi dizer ao marido:! "Veja, ela aprendeu a lavar roupas. Será que a outra vizinha ensinou? Porque eu não fiz nada!"

O marido calmamente respondeu:
"Não, hoje eu levantei mais cedo e lavei os vidros da nossa janela!"

 E assim é ...
 A  nossa vida é cheia de exemplos como esse.

Se nossos olhos são " o espelho da alma", é fundamental que não só olhemos para fora, como para dentro de nós mesmos de uma forma atenta, a não criticar o outro, antes de conhecê-lo realmente. O mundo está cheio de PRÉ -conceitos. Precisamos antes de criticar, verificar se estamos fazendo alguma coisa para contribuir, e o mais importante, olhar para nossos defeitos e limitações. A nossa casa é dentro de nós mesmos, comecemos por lavar nossas vidraças para podermos ter a verdadeira noção do real, do que é realmente verdadeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário