Busca

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Sobre as Emoções

Cada vez mais tenho a certeza que pouco conheço minha própria mente.
Conhecer nossas emoções nos ajuda a viver melhor,assim podemos direcionar nossos pensamentos e emoções de uma forma positiva e construtiva.
O termo autoconhecimento,registrado já na Antiguidade na máxima "Conhece-te a ti mesmo",na Grécia,é a essência do Eu verdadeiro.
Em geral  temos dificuldade de expressar nossas emoções por meio de palavras!
Choramos,rimos,gesticulamos de um modo particular para comunicar uma experiência emocional que  ocorre em nosso interior.No entanto pouco ou quase nada conhecemos sobre a natureza das emoções.
Desde muito cedo aprendemos a denominar nossas emoções,mas pouco nos foi ensinado sobre elas.
O que será que estávamos,sentindo quando pela primeira vez usamos a palavra ciúme para designar o que sentiamos?Ou o que queremos dizer quando dizemos que "estamos com saudades"?O que queremos expressar quando sentimos medo e irritação?
Palavras podem organizar nossas emoções quando expressamos com clareza o que estamos sentindo.Surge em nós calma e harmonia.Conhecer a si mesmo é pacificador.É um modo de vida que pode ser baseado na auto- observação e na responsabilidade pessoal,no compromisso em tornar esta vida significativa e preciosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário