Busca

sábado, 8 de janeiro de 2011

Opinião Alheia

A sociedade em que vivemos tem muits olhos e ouvidos,que nos vigiam e de alguma forma interferem em nossa realidade.É o que chamamos de "opinião alheia".Que sem pedir licença, entram em nossas vidas e em nossa consciência,limitando e podando.Por mais que não nos importemos, com "o que eles vão pensar",essa tal "opinião" tem uma força inaudita,que para superá-la, precisamos de discernimento,porque de certa forma, estamos vulneráveis a essa pressão que, vindo de fora, nos vara e se estabelece.Mesmo que a opinião alheia não nos interesse, ficamos por demais presos diante das incertezas de raízes venenosas que estão sempre presentes em nosso convívio.Mas podemos mudar nossa postura em relação a tudo isso, ainda que em longos e dolorosos processos para se libertar.Podemos discernir o que é melhor ,ou possível .diante desse mundo que nos inibe e que nos faz encolher,enfrentando todas as alternativas.O que vale é tudo o que construímos,ou seja ,nossos recursos aos quais podemos apelar e confiar , e fazer valer nossa própria opinião,preservando assim, nosso destino, e seguramente nossa maneira de ser, de viver e de pensar. Não cobremos assim,dos outros,o que "devem" e o que "não devem" fazer ou dizer.Todos somos seres buscantes e naturalmente inquietos. Não condenemos : somos livres para muitas decisões.Cultive a liberdade, mas também  o respeito e a ternura pelo outro.
Essa visão se define com o amadurecimento e com a reflexão.Forma-se o que chamamos de personalidade, opinião própria, atitude.Somos sobretudo,a confiança, a suspeita, o entusiasmo ou o ceticismo que nos caracterizam.O melhor a fazer é ser inteiro e feliz diante de nossas possibilidades - que geralmente extrapolam aquilo em que acreditamos ou nos fazem crer.

Um comentário:

  1. Minha linda, eu não julgo ngm,procuro entender todas as atitudes das pessoas mesmo qdo alguém me faz mal. Mas, não sei pq, costumo me preocupar mto com a opinião dos outros sobre as minhas atitudes. Isso me torna tímida. Mas, vou progredindo a cada dia. Acho que eu chego lá. Um grande beijo p vc

    ResponderExcluir