Busca

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Meu Lugar no Mundo

O lugar que ocupamos no mundo é parte de nossa identidade. E a melhor forma de ver nosso lugar no mundo é a tentativa de identificação com as outras pessoas, e não a comparação com elas. Embora o mundo nos induza à definição de nossa identidade por meio da posição social de cada um de nós, não podemos deixar de valorizarmos a convivência e a harmonia com as outras pessoas do que,  insistirmos em competir com elas. Precisamos evoluir e expandir nossa capacidade de amar e respeitar nossos vínculos. Vá em busca de seu lugar, pois quanto mais distantes estivermos do lugar ao qual pertencemos, tanto mais ansiosa será nossa busca por sinais e marcos que nos farão chegar até ele. Define-se pelo que temos em nosso interior, e não o que vemos em redor.
 O poeta e filósofo norte-americano Ralph Waldo Emerson em sua obra ( Autoconfiança) focaliza justamente isso quando afirma:

 " É fácil viver no mundo segundo as opiniões do mundo; é fácil viver em solidão segundo as próprias opiniões; mas grande é o homem que, no meio da multidão, mantém com perfeita doçura a independência da solidão."

 Penso que recuperar essa 'perfeita doçura' é quando nosso coração começar a se sentir em casa, pois isso refletirá em tudo o que fizermos. Isso porque 'ser' e 'ter' estão em esferas diferentes. A beleza de pertencer a um lugar se torna gratificante, quando conseguimos plantar nossas raízes nesse lugar a que pertencemos e equilibrar esse compromisso e a posição que ocupamos como uma forma de ancorar a nós mesmos no mundo. Ou seja, quando passamos a sentir uma reconfortante sensação de segurança que provém do lugar que sentimos como nosso e que está ligado totalmente às pessoas que o habitam e não às coisas nele existentes!  Esse é o verdadeiro LUGAR!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário