Busca

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Uma Questão de Caráter

Ouvimos elogios a pessoas 'de caráter'- mas o que isso realmente significa? De um modo geral, julgamos que pessoas de caráter têm personalidade forte e positiva, lutam por suas crenças e convicções e possuem moral elevada. Mas caráter talvez não seja uma qualidade encontrada apenas em gestos extraordinários de ousadia e altruísmo, talvez esteja refletido nas escolhas cotidianas que fazemos ao longo da vida. O psicólogo William James deu à palavra uma definição na qual concordo com ele:

" Penso com muita freqüência que a melhor forma de definir o caráter de um homem seria descobrir a atitude mental ou moral específica que, ao se manisfestar. origina em seu íntimo uma profunda e intensa sensação de estar vivo e ativo. Em tais momentos existe uma voz interior que diz: "Esse é meu verdadeiro eu!".

Portanto, caráter é uma receita de viver, um caminho feito de decisões e escolhas que nos conduzem através da vida. Se tivermos caráter nossas escolhas serão baseadas na honestidade e na intenção de honrar nosso propósito com autenticidade. É quando aprendemos que não podemos agradar a todos e ainda permanecer fiéis a nós mesmos. Para isso é preciso rompermos o nosso vício pela aprovação. Quando nossa necessidade de obter aprovação dos outros é forte demais, corremos o risco de perder nossa identidade como indivíduos. Essa necessidade é natural, pois todos desejamos que os outros sintam orgulho de nós, principalmente aqueles que amamos. Mas afinal de contas, se fizermos um levantamento de nossa vida, deveremos prestar contas apenas a nós mesmos. Sem essa consciência, ficamos vulneráveis às influências externas e tentamos nos tranformar na pessoa que os outros acham que deveríamos ser. Olhemos para dentro de nós mesmos, só assim descobriremos nosso verdadeiro Eu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário