Busca

domingo, 4 de março de 2012

Autopiedade



Existe uma mentalidade miserável de se ter pena de si mesmo.

E cada dificuldade pode ser tornar uma nova desculpa para que nos afundemos em autopiedade. É difícil abrir mão da pena; pois a usamos para nos confortar quando estamos sofrendo.

Sempre que alguém nos fere, experimentamos desapontamentos, nos sentimos cruelmente e injustamente maltratados. É nessas ocasiões que usamos da autopiedade para nos mantermos na escravidão.

Percebo a autopiedade como idolatria. Voltarmos-nos para nós mesmos, concentrarmo-nos em nós e nos nossos sentimentos apenas nos faz cientes do nosso próprio eu e das nossas próprias necessidades e interesses. E essa nada mais é, do que uma forma mesquinha de se viver.

Para manter-se fora da autopiedade comece a olhar para o lado e não apenas para dentro de você. A autopiedade é alimentada ao pensarmos apenas em nós e em ninguém mais. Literalmente ela é uma armadilha para nos manter no deserto nós mesmos.
Não se revolva em autopiedade e nem desperdice anos de vida tendo pena de si mesmo. Afinal, há sempre um novo começo à disposição.

 A autopiedade, entretando, nos mantém presos no passado.

 Das coisas passadas, eis que faço coisa nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário