Busca

terça-feira, 20 de março de 2012

Em Harmonia com a Natureza



Existe uma grande sabedoria, para mim, uma das mais sábias: Plantar uma semente e esperar a árvore dar frutos. Uma certa harmonia com os ciclos da natureza.

Assim como todos os seres vivos, as pessoas atravessam estações. Existe a primavera das possibildades, é quando tudo que nos acontece parece mais excitante e fresco. Existe nosso verão de realizações, quando estamos cheios de energia e criatividade. Assim, como o outono é a estação do desencantamento, é quando começamos a perder o interesse; e o inverno do descontentamento, quando nos sentimos vazios, com medo de ter perdido o entusiasmo pela vida.

Esse é um processo natural que todos nós vivenciamos, mas por estarmos tão acostumados a nos distanciarmos da natureza, não percebemos esse ciclo. Nossa tendência é permanecer no verão, fugindo de nossos outonos e invernos. No entanto, precisamos vivenciar cada nova estação, pois se não nos harmonizarmos com cada estação, quando ela chega, jamais cresceremos.

A vida é feita de ciclos. E precisamos nos desvencilhar dos nossos velhos costumes, das nossas antigas prioridades e das preocupações diárias, somente assim, criamos espaço para o novo. Quando plantamos uma semente esperamos que ela floresça no dia seguinte. Mas mesmo sabendo que isso é impossivel, tentamos abrir as pétalas do botão para acelerar o desabrochar de uma rosa. Mas como tudo requer tempo, nós também precisamos dar tempo ao tempo. Isso requer que nos alinhemos melhor com os rítmos naturais da vida. "Há uma estação para tudo"...

O inverno dura o tempo que for necessário, mas sempre acaba. Essa é a lei da vida e da natureza. Tudo que um dia começa, um dia acaba. Existe uma época ideal para nos prepararmos para o que virá. Esse tempo é AGORA, mesmo que ainda não saibamos muito bem o que será.

Portanto, cultive esse tempo, mantenha a fé. A primavera das possibilidades chegará novamente. Somos parte dessa natureza e estamos sujeitos a seus ciclos. Plante tua semente. Cuide-a com carinho, pois tudo pode brotar, até onde parece não haver nenhuma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário