Busca

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Aprendiz

Ansiosos e inexperientes como aprendizes de tênis,costumamos bater na bola de forma 'quadrada',ou seja dentro dos limites,porque tememos ultrapassar as linhas de marcação, pelo simples medo de perder pontos. Nos esforçamos jogar em segurança, sempre na espreita artificial de não sair do campo de atuação.Passado algum tempo,começamos a perceber que jogar dessa forma,não faz ganhar partidas.Se quisermos vencer,precisamos aprender a bater a bola na direção das linhas divisórias da quadra sem,contudo, ultrapassá-las - em outras palavras, é necessário correr algum risco.Isso demanda sair da zona de conforto,e descobrir que podemos ganhar mais partidas.Essa analogia está sendo usada aqui,para que possamos perceber que podemos fazer mais do que esperam de nós, ou seja, podemos ampliar nosso campo de atuação.Muitas vezes por medo de arriscar não lançamos a bola além dos limites,adotamos comportamentos que nos permitem jogar estritamente dentro das linhas da quadra. Mas na vida vão existir partidas que serão tão decisivas, que irão exigir de nós uma decisão consciente. E mesmo consciente revelamos uma tendência forte de jogar com segurança em vez de jogar com inteligência.Seguimos todas as regras ao pé da letra e esperamos que os outros ajam da mesma forma. Jogar de uma forma diferente,não se trata de contrariar a ética, mas convenhamos,que a vida é um jogo - e precisamos vencê-lo.Daí a necessidade de usar todo o campo de atuação disponível.Temos autoridade sobre nossa vida e precisamos ficar a vontade conosco mesmos para assumir alguns riscos.Permita-se ampliar e não mais estreitar os limites de interpretação das regras.E ouse , encare esse grande jogo como uma oportunidade de conhecer os limites e de descobrir a melhor maneira de "bater na bola"

4 comentários:

  1. Oi Liane. Muito boa a comparação. Eu sou medrosa, então é díficil p mim bater a bola na direção das linhas divisórias da quadra da vida, e mais dificil ainda jogar tênis, rs. "Quem não arrisca, não petisca". Você está certa. E apesar de ser difícil, eu estou sempre arriscando, tentando vencer meus fantasmas. Uma hora eu acerto. Um beijão, linda. Fica com Deus. Gosto muito dos seus textos.

    ResponderExcluir
  2. Também adorei o texto e a comparação. Por vezes vamos errar e jogar a bola fora da quadra, mas é melhor errar tentando vencer do que aceitar a derrota e receber uma passada da vida.

    Bjo querida!

    ResponderExcluir
  3. Adorei conhecer vcs...acho que vamos trocar muitas bolas...rsrsr

    ResponderExcluir
  4. Passando rapidinho pra dizer que tem um selo pra você lá no meu blog. Quando puder dê uma olhada, por favor.
    Bj!

    ResponderExcluir