Busca

terça-feira, 16 de agosto de 2011

As Sete Idades do Homem - Shakespeare

 
 
"O mundo inteiro é um palco, e todos os homens simples atores, com as suas saídas e entradas, com múltiplos papéis em atos que abrangem sete idades.


Primeiro, temos a criancinha, choramingando e vomitando nos braços da ama. Segue-se o estudante resmungão, com a sua mochila, o brilhante rosto matinal, arrastando-se como um caracol para a detestada escola.


A terceira idade é a do amante, suspirando como uma fornalha, com uma horrível balada em honra da sobrancelha da amada. Depois vem o soldado, cheio de estranhos juramentos, barbudo como um leopardo, zeloso da honra, brusco e ágil na luta, atrás da ilusória reputação, mesmo na boca do canhão.


A quinta idade é a do magistrado, com o seu belo ventre redondo, usando gorro próprio, olhar severo e barba de corte formal, cheio de sábios provérbios e modernos julgamentos, desempenhando o seu papel.


A sexta idade faz o homem vestir-se como um arlequim, de calças justas, óculos no nariz e algibeira ao lado; meias joviais, bem conservadas, um mundo amplo demais para as suas enfraquecidas pernas, e um vozeirão másculo a tornar-se num infantil soprano, cheio de silvos e sibilos.


A derradeira cena, término da memorável história da vida, é a segunda infância, a do puro esquecimento, a da falta de dentes, de visão, de paladar, rumo ao nada."
 
- (As You Like It, Ato II, cena 7, 139)
 
 
 
Há muito tempo que a perspectiva de envelhecer é realmente sombria para os homens. A velhice exige que a pessoa reúna todas as experiências prévias e se apoie nelas, mantendo-se consciente e criativa com uma nova dignidade. Parte da condição humana é a ausência de sabedoria sobre nós mesmos e o nosso planeta. Precisamos tomar consciência de quão pouco sabemos. Talvez pudéssemos sabiamente "transformar-nos em crianças pequenas" dispostas a viver, amar e aprender francamente. Relaxe e tente brincar livremente. Sempre que você tiver companheiros para brincar, brinque e deixe que isso o leve alegremente aonde você não tem ido há anos. A sabedoria e a integridade são processos que se desenvolvem por toda vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário