Busca

terça-feira, 30 de agosto de 2011

O Segredo da Felicidade é... Criatividade já!



 Mais do que nunca precisamos ser criativos em tudo o que fazemos.
 Não estou falando de gênios como Van Gogh ou  Einstein. Estou falando de mim, de você, do seu trabalho, de nosso dia a dia. Esse é o momento exato para deixar a passividade de lado, apagar qualquer vestígio de pessimismo e mudar o rumo do nosso destino. A ordem é dar asas a imaginação e transformar o que seria um problema em vantagem para você. O que você acha? Usar de sua flexibilidade para aceitar outras opções, ter ousadia suficiente para criar novas possibilidades?
 Existem pontos em comum entre os "gênios" e nós, pessoas comuns que se preocupam em manter uma vida afetiva rica e sólida. São eles: a curiosidade, a flexibilidade, espírito lúdico e a capacidade de correr riscos. Ter a mente aberta é fundamental para construir bons relacionamentos. É preciso arriscar e errar: se uma solução não funciona, certamente existe outras possibilidades. É muito importante estar aberto a pontos de vista diferentes - e assim, conquistar o direito ao seu. Tenha senso de humor, a maioria das pessoas criativas gosta de brincar. Encare o mundo de forma bem-humorada - a capacidade de brincar aumenta as possibilidades criativas de lidar com as mais diversas situações. Ter esse tipo de jogo de cintura pode fazer maravilhas por seus relacionamentos. É assim que vamos nos conhecendo mais e aprendendo a conviver com o outro, apesar das diferenças. Juntos podemos cultivar a fina arte de olhar o mundo do ponto de vista do outro.
Ser criativo é tentar sentir, sofrer e comemorar como se estivesse no lugar do outro. Nem sempre é um exercício fácil, mas os resultados com o tempo são compensadores. Você vai aprender a arte de amar e de manter os laços mesmo nas crises. Isso faz parte, a arte de amar não tem como objetivo final uma obstinada auto-suficiência. Ela só reforça as nossas qualidades. Pode até ser difícil, mas pessoas criativas sabem desenvolver relacionamentos que com o tempo se solidificam. E tudo isso me fez lembrar das palavras de Epitetus, filósofo grego que viveu por volta do ano 60 a.C. " Nada de muito bom pode ser criado subitamente: nada mais rápido do que um cacho de uvas ou uma figueira...primeiro tem de florescer, dar frutos e então amadurecer." Por isso pessoas e relacionamentos criativos, como as figueiras, levam tempo para florescer, dar frutos e amadurecer. Não é  toa que a paciência é uma das características básicas das pessoas criativas.

Sobre paciência...bem, é assunto para outro artigo!

Um comentário:

  1. Obrigada pela visitinha lá no Viagens cotidianas, seu blog é genial. Vou voltar sempre aqui! bjos

    ResponderExcluir