Busca

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Mente Aberta

 
 
 Mente aberta, olhos e ouvidos atentos!

 A sociedade diz que dá valor à opinião própria, mas dificilmente encoraja maneiras diferentes de pensar.   Muito pelo contrário. A pressão é justamente para que sejamos como os outros e tentemos nos adaptar. Se observarmos existe sim, uma uniformização do pensamento, justamente para que só exista uma resposta certa. É claro que dessa forma não há possibilidade de se desenvolver o raciocínio criativo.
 A socialização, nesse caso, limita. Leva-nos a aceitar verdades sem questionar. A grande conseqüência é que nossa maneira de pensar fica mais rígida, pois aprendemos a ver o mundo por um só ângulo, e o pior, as vezes nem percebemos isso. É como se uma grande barreira impedisse nosso crescimento, com grandes obstáculos bloqueando o caminho do conhecimento.
 Imagine quantas oportunidades podemos estar perdendo por não ousarmos abrir nossos horizontes. Uma mente que se abre é combustível que permite ver o mundo sempre com novos olhos. Faz com que pensemos em diversas possibilidades para uma mesma idéia até chegar à melhor delas.
Olhos e ouvidos atentos quanto aos nossos julgamentos e medos. Eles podem espantar novas idéias. Fique aberto aos pensamentos, impressões e sentimentos que sua mente for produzindo e não aceite nada sem questionar outras possibilidades. Com a mente aberta nossa curiosidade fica mais aguçada - Quem tem esse talento inventivo aceita as incertezas como coisas normais e até mesmo interessantes.
 Para que isso aconteça, nossa mente precisa estar atenta para perceber possíveis saídas para nossos impasses. Às vezes adotamos um único jeito de pensar e fazer as coisas, e quando não dá certo , nos sentimos sem saída. Nesse momento é bom olhar em volta, com a mente aberta, desafie a si mesmo a estar sempre se superando naquilo que pensa e faz. Nunca bloqueie sua mente,  pois você corre o risco:  de se deixar dominar sempre pelo mesmo modo de agir e de pensar!

2 comentários:

  1. Como dizia Einstein, a mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original. Abç.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, é muito importante estar sempre aberto à novas impressões!
    Obrigada pela visita! Abç

    ResponderExcluir