Busca

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

A Caixa de Pandora

Na mitologia grega, Pandora (do grego: Πανδώρα, "a que tudo dá", "a que possui tudo"[1]) foi a primeira mulher, criada por Zeus como punição aos homens pela ousadia do titã Prometeu, de roubar do Olimpo o segredo do fogo para dar aos homens.

Foi a primeira mulher que existiu, criada por Hefesto (deus do fogo, dos metais e da metalurgia) e Atena (deusa da guerra, da civilização, da sabedoria, da arte, da justiça e da habilidade) auxiliados por todos os deuses e sob as ordens de Zeus. Cada um lhe deu uma qualidade. Recebeu de um a graça, de outro a beleza, de outros a persuasão, a inteligência, a paciência, a meiguice, a habilidade na dança e nos trabalhos manuais. Hermes, porém, pôs no seu coração a traição e a mentira. Feita à semelhança das deusas imortais, destinou-a Clus à espécie humana, como punição por terem os homens recebido de Prometeu o fogo divino. Foi enviada a Epimeteu, a quem Prometeu recomendara que não recebesse nenhum presente dos deuses. Vendo-lhe a radiante beleza, Epimeteu esqueceu quanto lhe fora dito pelo irmão e a tomou como esposa.
Epimeteu tinha em seu poder uma caixa que outrora lhe haviam dado os deuses, que continha todos os males. Avisou a mulher que não a abrisse. Pandora não resistiu à curiosidade. Abriu-a e os males escaparam. Por mais depressa que providenciasse fechá-la, somente conservou um único bem, a esperança. E dali em diante, foram os homens afligidos por todos os males. (fonte:Wikipédia)

Existem aqueles momentos em que nada dá certo, até parece que o universo conspira contra nós, contra nossos negócios, contra nossa família, contra nossa saúde. Momentos assim se traduzem segundo a mitologia, como: abriu-se a caixa de Pandora e todos os males estão soltos. E até inspiram ditos populares como: " Desgraça pouca é bobagem", ou: " A desgraça vem sempre acompanhada", e quem já não se viu dizendo essas palavras?

Não se precipite, não se deixe cair na armadilha. Em momentos assim negativos, não adianta ficar chorando ou reclamando pelo ocorrido. Deixe as coisas ruins no passado, o como tal deve ser sepultado. Cuide do que "está vivo" e faça o que tem que ser feito. E pense que como na caixa de Pandora, restou ainda a Esperança. Vamos nos fortalecer internamente e focar sempre na reconstrução. Lembre-se do que disse Nietzche: "O que não nos mata, nos fortalece".
Tudo na vida vai morrer um dia. Mas não esqueça de que a esperança não se acaba, não morre nunca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário