Busca

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

No Universo dos Sonhos



Como um quebra-cabeças sem sentido, a gente monta histórias, vive emoções, expressa sentimentos enquanto dorme.
 Os sonhos não podem ser visto apenas como ilustração do sono, eles podem sim, ajudar a nos conhecermos melhor. Todas as noites, num teatro muito particular da nossa mente, fatos, locais e personagens combinam-se de uma forma mágica e completamente inusitada. São verdadeiros espetáculos noturnos, que intrigam a humanidade há milhares de anos. Todo mundo sonha toda noite.

Segundo Sigmund Freud, o sonho é uma via de acesso para o inconsciente. Já para os incrédulos, o sonho não passa de fragmentos de uma fantasia sem sentido.
 Para o pensador Carl Jung, um discípulo de Freud, "O sonho representa em forma de imagens e símbolos, nossas profundezas psíquicas". No nosso inconsciente, há muito mais do que nós conhecemos de nós mesmos. Há sentimentos e impulsos dos quais não temos consciência e potenciais que ainda vão se manisfestar claramente, tal qual a semente, embaixo da terra, que um dia vai germinar e crescer, e dar origem a uma árvore.
O que se sabe, é que os sonhos são conteúdos esquecidos, e por vezes reprimidos, até mesmo negados, e nunca sabidos, porque ainda estão por vir, tudo isso associado  às nossas lembranças e os acontecimentos atuais. Portanto, há lugar para tudo nos sonhos, desde desejos mais íntimos, temores mais profundos, verdades filosóficas, memórias e previsões. Todos os sonhos têm um significado, o que não quer dizer que todos tenham a mesma importância. O que não podemos é misturar as coisas, pois sonho é sonho, realidade é realidade.
Por isso, é importante não se deixar tomar pela emoção contida nos sonhos ou pautar sua vida exclusivamente pelo conteúdo deles, pois não faz o menor sentido. Eles podem até nos orientar, mas de  nenhuma forma, substituiem nossas experiências de vida.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Penso que todos os meus sonhos sejam bons ou maus acabam por ajudar-me na minha vida. Sonhos bons mostram-me como a vida pode ser linda, sonhos maus demonstram-me que nem tudo é lindo, que até uma linda flor pode ter espinhos. Os sonhos são um espelho da nossa vida.
    Adorei o texto
    Beijinho **

    ResponderExcluir