Busca

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Verdades ou Mentiras?



Se dissessemos a todo mundo a verdade inteira o tempo todo, quais seriam as consequências? Acabaríamos sós, pois a mentira é o óleo que lubrifica nossos contatos com as pessoas e nos permite manter relações amistosas. Não, não estou delirando... Mas você já ouviu falar das "mentiras brancas"?, elas têm o objetivo de fazer os outros se sentirem bem em vez de lhes comunicarmos a verdade nua e crua.
Não incentivo aqui a mentira, mas as vezes ela é até mesmo necessária, você não concorda?
Claro que não estou a discutir a mentira maldosa, aquela com que o indivíduo se propõe enganar deliberadamente a outra pessoa em benefício próprio.

Se observarmos, é muito difícil mentir, porque o subconsciente age automáticamente e independente da nossa mentira verbal e faz com que a linguagem corporal nos traia. O rosto, mais do que qualquer outra parte do corpo, é usado para encobrir as nossas mentiras.
 A exemplo dos três macaquinhos sabidos, quando vemos, falamos ou ouvimos mentiras, tendemos a tapar a boca, os olhos e os ouvidos com as mãos. Tudo isso para tentar nos esconder, mas infelizmente para nós, os sinais faciais incoerentes revelarão a verdade. Então de nada vai adiantar levar a mão no rosto para mentir, tapar a boca com uma ou ambas as mãos numa tentativa de impedir que as palavras mentirosas escapem, nem tapar os ouvidos para bloquer o som. O que vale mesmo é o bom senso. Não prejudicar as outras pessoas, nem interpretá-las erroneamente ao tirar conclusões precipitadas. E a maneira mais segura de se chegar a uma conclusão acertada é primar pela melhor política  - a de falar sempre a verdade!

( Mas que as vezes uma mentirinha é melhor que a verdade isso é, principalmente quando nós mulheres perguntamos:   "Este vestido me deixa gorda?")

Nenhum comentário:

Postar um comentário